segunda-feira, 5 de março de 2018

A vida é complexa - liberdade, firmeza e generosidade


"Só precisamos de pés livres, 
de mãos dadas e 
de olhos bem abertos..." 
(Guimarães Rosa)

Se eu só lesse opiniões de quem concorda comigo, rapidamente me transformaria num idiota maior do que sou. Além de procurar fontes diversas, procuro não ter gurus nem me sentir obrigado a concordar ou discordar de alguém simplesmente porque ele é "da minha patota". Aliás, não tenho patota... Prefiro ser livre para pensar e construir minhas ideias em interação com qualquer pessoa, independente do "lado" em que ela está. E também acho que, ao contrário da falsa polarização promovida por marqueteiros e políticos, não existem apenas "dois lados". Felizmente o Brasil não se resume a esta dualidade forçada entre partidos ou pessoas "A" ou "B", entre "direita e esquerda". Temos muitos lados e a maioria da sociedade brasileira não se sente representada e nem sente necessidade de optar por um destes lados. Na verdade, para o mundo ser plural precisamos ser singulares. Precisamos ser nós mesmos e não simples seguidores de gurus ou de partidos.
Além disso, costumo ler um artigo ou uma opinião SEM saber quem escreveu. Formo minha opinião sobre o que li e só depois vejo quem escreveu e onde. Me importa o conteúdo do que está sendo dito, mesmo que eu, posteriormente, identifique que foi escrito por um autor de quem não costumo gostar do que escreve. Afinal, o conteúdo costuma ser mais importante que a embalagem...



Por isto o que mais me entristece não é ver o discurso (previsível) de um partido ou "líder", conclamando seus fieis. O que mais me entristece é a alienação cega de seus seguidores. 
Teremos tempos duros pela frente, que exigirão liberdade, firmeza e generosidade. Liberdade, porque a democracia deveria ser um valor universal, sem o qual nada mais pode existir. Firmeza porque os ratos (e as jararacas...) já deixaram claro que irão resistir até o fim. E generosidade porque a reconstrução do país vai exigir a participação de todos. Vamos precisar de todo mundo para tecer uma rede capaz de nos colocar na sociedade do conhecimento e no século XXI de forma sustentável e sem exclusões.

Como diria Guimarães Rosa, "só precisamos de pés livres, de mãos dadas e de olhos bem abertos". Não precisamos de falsos gurus e muito menos ainda de fanáticos seguidores que só conseguem ver e pensar o mundo com um pensamento binário. 

2 comentários: